Máyra

Método

Muitos métodos de modelagem são munidos de cálculos e trabalhados de forma sistemática e o método quadriculado vem com um olhar mais intuitivo e observador para se fazer modelagem de forma mais leve, fácil e descomplicada, trazendo para a modelagem sob medida um novo olhar, além de uma modelagem mais acessível.

Essa modelagem é feita sob medida e estão exclusas as modelagens industriais.

A costura é uma atividade que permite dar asas à criatividade e sempre foi vista como uma maneira de economizar e ganhar dinheiro principalmente em épocas de crise e criar suas próprias roupas vem de encontro com a tendência mundial do DIY “Do it yourself”, o faça você mesmo.

Por muito tempo os moldes prontos de revistas foram o caminho para quem queria fazer suas próprias peças, mas eles seguem um padrão de modelagem quem nem sempre retratam o corpo de cada pessoa e a modelagem sob medida não é tão difundida nas grandes massas, modelagem requer estudos mais aprimorados, o acesso ao aprendizado à modelagem não é tão fácil.

O gosto pela moda e costura  podem vir da família, muitas mulheres têm tias, mães ou avós costureiras e uma máquina de costura em casa não é algo tão fora da realidade, toda família tem uma máquina antiga. 

Antigamente, ter uma costureira também era algo muito comum e aos poucos a profissão foi sendo desvalorizada e os fast fashion tomando conta do mercado e costurar para si começou a se tornar um hobby e até mesmo uma forma de ganhar dinheiro, é uma arte que liberta, faz bem à saúde, desenvolve a concentração e a coordenação, no entanto antes de ser contemplada com a costura a roupa passa pelo processo de tomada de medidas e modelagem e esse etapa já não é tão comum e de tão fácil acesso como ter uma máquina de costura. 

A grande diferença entre os moldes prontos de revistas e a modelagem sob medida está no caimento perfeito de acordo com cada corpo, cada pessoa é única e tem seu biótipo que conflitam muitas vezes com as roupas padrões. Saber fazer modelagem permite criar seus próprios modelos, com uma combinação única que ninguém terá igual ou até mesmo reproduzir modelos usados por artistas em noites de gala com uma grande economia.

Com a internet muitos setores se propagaram e tiveram grande crescimento, o YouTube ficou cada vez mais recheado de conteúdo e muitos profissionais vieram trazendo seus conteúdos e ensinamentos pela internet e mesmo com a facilidade da internet o ensinamento de modelagem se manteve na mesma estaca, ou profissionais ensinavam a costurar suas roupas através de moldes prontos ou se mantinham ensinando modelagem com os métodos mais difíceis onde nem todos tinham a bagagem necessária para compreensão do conteúdo.

O método quadriculado nasceu da dificuldade de desenvolver modelagem pelos métodos tradicionais, trazendo um olhar mais leve para esse desenvolvimento, o corpo precisava ser observado, a modelagem precisava ter um mais acesso a um número maior de pessoas.

O papel quadriculado foi o início do pensamento para o desenvolvimento desta modelagem mais simplificada, todo o processo de modelagem se baseia na mesma ideia de construção da modelagem como um desenho no papel quadriculado, todas as linhas do corpo são colocadas dentro dos quadriculados, obedecendo as medidas de cada pessoas, porém de forma mais intuitiva, observando as curvas e detalhes para que cada traçado possa ser feito, o fator observação é um fator essencial para o desenvolvimento desta modelagem, observar curvas, volumes, queda de ombro, incluindo comparações entre o quadriculado do corpo e o quadriculado do papel. A primeira etapa se dá com o traçado quadriculado obedecendo a medida principal que é a metade do valor dado entre o ossinho do pescoço e a linha de busto, então todo papel será quadriculado a partir dessa medida.


Antes de se entender as questões propriamentes ditas da modelagem como folgas de vestibilidade e margens de costura, entende-se o corpo em si, quais são as particularidades, com o corpo quadriculado, mesmo que em linhas imaginárias, é possível visualizar volumes de busto, se há cotas mais curvadas, lordose, observar essa dinâmica do corpo para que seja transferida para o papel. O desenvolvimento da modelagem se dá de forma mais pensada do que a partir de regras.

Nesse primeiro momento não se pensa em pences e nem correções de modelagem, sendo que essas são feitas no próprio corpo, o processo consiste em unir a modelagem bidimensional ao tridimensional para que cada ajuste e correções sejam feitas de forma personalizada e única. O conceito de base de modelagem dentro do processo também tem a intenção de individualizar essa base de acordo com o estilo de cada pessoa, as folgas de vestibilidade são trazidas de acordo com o perfil de cada indivíduo, podendo resultar em bases mais justas ou mais soltas.

Uma modelagem mais visual se torna mais acessível a um número mais de aspirantes a modelistas, o método quadriculado pode ser considerada a primeira etapa do desenvolvimento de modelagem, o despertar para as particularidades de cada corpo.

Traça-se todas as medidas do corpo dentro dos quadriculados até que se chegue a um contorno total de metade da parte da frente, obedecendo a maior medida de contorno tirada entre busto, cintura e pequeno quadril e posteriormente incluiu-se uma margem de vestibilidade mínima de 1 cm para que seja cortada base em algodão cru para os estudos de pence no tridimensional.

Para que se consiga fazer o posicionamento das pences a observação vem novamente como fator determinante, além das pences o próprio caimento da base é analisado, quanto mais justa a base, mais marcações precisam ser feitas, tudo sendo feito visualmente e as pences e ajustes são resolvidos na base de modelagem bidimensional a partir destas marcações.